Como professora atuante, acredito que a prática educacional deve ser sempre diferenciada e antenada com as novas metodologias e tecnologias para que a motivação na aprendizagem seja uma constante no trabalho com nossos alunos.

domingo, 28 de agosto de 2011

Educação Infantil



Por Thais Pacievitch

Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil  passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo a LDB em seu artigo 29:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.
Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica.
Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.
Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças são desconhecidos da maioria dos pais, tais como: As escolas devem ter duas cozinhas, uma para as crianças de 0 a 3 anos e outra para crianças de 4 e 5 anos, o espaço físico deve ser de 2 m² por criança em sala, e inclusive deve ter fraldário e lactário independentes da sala de aula.
A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

História ou estória??





O vocábulo "estória" foi adotado no Brasil numa tentativa de diferenciar os contos infantis, ou de outra natureza, dos fatos tidos como reais. Assim, utilizava-se esse termo para caracterizar aquilo que não era real, ou seja, o produto da fantasia, da imaginação. Embora existam ainda muitos defensores dessa diferenciação, o fato é que isso não existe no idioma. "Estória", na realidade é um sinônimo de "história" e havia caído em desuso. Posteriormente voltou a ser utilizado no Brasil. A diferenciação entre os dois vocábulos, entretanto, inexiste, tanto é que modernamente o termo "estória" está sendo abandonado. Basta ver que é comum o uso de "história" para identificar fábulas ou contros infantis. "Estória" ou "história", na realidade, significam exatamente a mesma coisa.

Ganga-Zumba




A história comete uma grande injustiça quando conta a saga do Quilombo dos Palmares. Nela, Zumbi aparece como o grande e único personagem na luta contra o governo escravocrata. A verdade é que Palmares só foi o que foi graças a Ganga Zumba, o grande estadista do quilombo.

Ganga-Zumba foi o primeiro grande chefe conhecido do Quilombo de Palmares. Era tio de Zumbi e celebrizou-se por ter assinado um tratado de paz com o governo de Pernambuco.

Em 1677, sob sua chefia, Palmares travou dura guerra contra a expedição portuguesa de Fernão Carrilho. Nesta batalha, as tropas da coroa fizeram 47 prisioneiros, entre os quais dois filhos de Ganga-Zumba _Zambi e Acaiene_, netos e sobrinhos. Um de seus filhos, Toculo, foi morto na luta. O próprio Ganga-Zumba foi ferido por uma flecha mas escapou.

Em 1678, o governador Pedro de Almeida fez a primeira proposta de paz a Ganga-Zumba, oferecendo ''união, bom tratamento e terras'', além de prometer devolver ''as mulheres e filhos'' de negros que estivessem em seu poder. Em junho de 1678, o oficial enviado a Palmares para levar a proposta retornou a Recife, à frente de um grupo de 15 palmarinos, entre os quais se encontravam três filhos de Ganga-Zumba, recebidos pelo governador Almeida.

Em troca da paz, os palmarinos pediam liberdade para os nascidos em Palmares, permissão para estabelecer ''comércio e trato'' com os moradores da região e um lugar onde pudessem viver ''sujeitos às disposições'' da autoridade da capitania. Prometiam entregar os escravos que dali em diante fugissem e fossem para Palmares. Em novembro do mesmo ano, Ganga-Zumba foi a Recife assinar o acordo. É cedida a ele e seus partidários a região de Cucaú, distante 32 km de Serinhaém.

Parte dos palmarinos, liderados por Zumbi, são contrários ao acordo de paz e se recusam a deixar Palmares. Em Cucaú, vivendo sob forte vigilância da autoridade portuguesa e hostilizado pelo moradores das vilas próximas, Ganga-Zumba vê frustrada sua iniciativa. Morreu envenenado, 
muito provavelmente por um dos seus, por fazer um tratado com os Portugueses.


Diagnóstico na alfabetização inicial


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

História de varal (Saci Pererê) Turma EI 11

Apresentei para minha turminha de Educação Infantil, na semana do Folclore, uma historinha de varal do Saci Pererê.  Essa galerinha adora ouvir histórias e eu amo contá-las. Ah, estas fotos foram tiradas pelos próprios alunos. Eles são tudo de bom!!












terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cuidados com a voz


Vivemos em uma época que a preocupação com a saúde está cada vez mais presente na vida das pessoas (felizmente). Porém, alguns fatores importantes acabam sendo deixados de lado, como por exemplo a nossa voz.
Exercício para voz
A voz é um recurso de comunicação extremamente importante, e por isso, as pessoas devem tomar muito cuidado com as cordas vocais, para garantir uma voz perfeita. Para as pessoas que trabalham com o público, e utilizam muito sua voz, os cuidados com a voz devem ser redobrados.
A voz quando usada de forma errada pode causar vários problemas, como calos nas cordas vocais e até mesmo câncer. Até mesmo quem não utiliza a voz no trabalho pode correr riscos com o uso incorreto da voz, na maioria das vezes falando em uma tonalidade que força a voz, por isso, é importante consultar um fonoaudiólogo pelo menos de 3 em 3 anos.
o professor que precisa ter sua voz em boas condições para transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos. Porém com o passar dos anos principalmente nesta profissão tão admirado a voz acaba ficando mais fraca, já que o professor tem que gritar e falar todos os dias com seus alunos , muitas vezes é necessário falar muito alto para que todos da classe ouçam e devido a isso quem sofre são as cordas vocais do professor. Diversas outras coisas também podem acabar interferindo no momento que o professor está explicando a matéria como barulhos que os alunos fazem dentro da fala, barulhos que vem de fora, ruído, enfim diversas outras coisas, acabam interferindo na fala do professor, que já precisa falar alto para que todos possam ouvir e com isso terá que falar mais alto, ou seja, ele acaba falando alto demais muitas vezes sem ao menos perceber. Muitas vezes essa pessoas podem ter rouquidão da voz, alguma perda ou até mesmo falha na voz pode ocorrer quando há o uso indevido da mesma. E quando isso ocorre com os profissionais são necessários alguns cuidados que possam de certa forma ajudar e muito as cordas vocais e evitar que apareça este tipo de problema. Algumas dicas importantes de como evitar que a voz fique mais fraca ou até mesmo com falhas 

Dicas para cuidar da voz

Algumas dicas para cuidar da voz são: beber de 7 a 10 copos de água diariamente, para se manter hidratado. Evitar o uso de drogas inalatórias e injetáveis, pois as mesmas tem ação direta na voz e na laringe. Evitar alterações bruscas de temperatura no ar e também líquido. Seguindo essas dicas você estará garantindo a saúde de sua voz.

Atividades sobre folclore
























Folclore



O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.


Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'águaEncontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-secoÉ uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:
- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.
- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Replanejamento


Replanejar é preciso!


O Replanejamento possibilita uma reflexão dos objetivos, metas e ações já traçadas, assim como seus resultados, favorecendo a discussão de novas propostas de ação a partir das necessidades diagnosticadas.Estando em frequente construção, a Proposta Pedagógica deve ser flexível, de maneira que todos os segmentos representativos do corpo escolar possam apresentar sugestões para o redirecionamento das metas.

Leve sempre em conta: as características e necessidades de aprendizagem dos alunos; os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico; o conteúdo de cada ano; os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino; as condições objetivas de trabalho. Com base nisso, defina: o que ainda necessita ensinar; como irá ensinar; quando irá ensinar; o que, como e quando avaliar.

Replanejar é importante para: 

Voltar para dentro de si e pensar..."Sim, entendido... isso deu certo, isso deu errado... e agora, como prosseguir?" Pensar na escola.... Pensar na sua turma...E,pensar em si...Aproveita sua companhia um instante que seja e vê se você concorda com quem você é , com o que tem feito, com o que irá fazer... Sejam bem-vindos ao segundo semestre! Que possamos desenvolver muitas ações que possibilitem o sucesso do processo de ensino-aprendizagem!

Atividades para trabalhar as emoções


TRABALHANDO AS EMOÇÕES


Toda criança tem o direito de sentir raiva, amor, ciúme, alegria, tristeza, inveja, felicidade.
Toda criança tem o direito de viver todas as emoções e continuar sendo amada e respeitada por todos!








Posted by Picasa
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