Maria Mazzetti, escritora de nossa literatura, que tem como característica uma escrita estruturada em uma linguagem brincante, alegre, risível e, ao mesmo tempo, instigadora de uma profunda reflexão.
Nasceu em 5 de dezembro de 1926, no Rio de Janeiro, RJ. Foi professora primária e técnica em educação. Participou da Rádio-Escola (Rádio Roquette Pinto), chefiou o setor de Teatro Infantil, da Seção de Bibliotecas e Auditórios - Divisão de Educação Primária Fundamental (Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara) e dirigiu o Teatro Gibi (teatros de bonecos) desse mesmo setor.
Mazzetti foi a primeira a escrever para crianças bem pequenas numa linguagem doce e coloquial que caracteriza seu texto cheio de graça e encantamento. Fala de coisas simples que as crianças vivenciam, para tocar em problemas também comum a todas elas.
Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de janeiro de 1974.
(Cruz, Domingo Gonzalez, a história de Maria Mazzetti, Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1994)
Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de janeiro de 1974.
(Cruz, Domingo Gonzalez, a história de Maria Mazzetti, Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1994)
Fiquei encantada com a obra de Maria Mazzetti quando ouvi seus poemas cantados pelo grupo Olá na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), há uns três ou quatro anos atrás. Comprei o CD e desde então, usei seus poemas com minhas turmas regulares e também quando trabalhava na Sala de Leitura na E.M.Unidade Integrada de 1º Grau em São João de Meriti. É muito legal ver as crianças aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo (confesso que eu também me divirto muito).
Alguns títulos da autora:
Alguns títulos da autora:
- Superurgente;
- Ouve Só... (amo esse!!!)
- Boquinha Fechada;
- Na Terra de Mentirinha;
- Parou Paradinho;
- Salão de Beleza de Madame Tigelinha;
- Chuva que não acaba mais;
- Maricota sem Dona;
- Pois é...
- O Chá das Panelas;
- Polegarzinha: no País das Maravilhas;
- Boquinha Fechada;
- Sereiazinha Cristal;
- O Gigante sem nome;
- O Casacão Mágico
Nenhum comentário:
Postar um comentário