Como professora atuante, acredito que a prática educacional deve ser sempre diferenciada e antenada com as novas metodologias e tecnologias para que a motivação na aprendizagem seja uma constante no trabalho com nossos alunos.

sábado, 24 de setembro de 2011

A importância da Literatura Infantil

  A Literatura Infantil influi em todos os aspectos da educação do aluno.
 A literatura atua em três áreas:
Afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura.
Compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e compreensão do texto.
Inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual.
Finalidade da leitura: educar, instruir e distrair.


Como devem ser escolhidos os livros?

* Histórias a princípio com poucos personagens.
* Presença de sons, rimas e repetições.
* Vocabulário familiar que vai evoluindo gradativamente.
* Rapidez na ação.

Conteúdo

* No início dar histórias curtas e enredos simples.
* Situações e personagens familiares.
* Narrações de aspectos da vida diária.
* Finais felizes, com situações de ações fáceis de serem compreendidas.

 Temas:

* Histórias de animais, de crianças, fenômenos da natureza (sol, estrela pingo d'água, nuvem).
* Narrativas de histórias simples.
* Histórias de outros povos e lugares.

Personagens:

* Animais que falam, seres inanimados.
* Personagens familiares que se identificam com as crianças.
* Super-heróis e seres fantásticos.

O que a literatura infantil pode fazer pela criança

* Estimula a imaginação infantil;
* Permite abrir seus horizontes;
* Transmite valores culturais;
* Permite saber sobre o presente e também experiências do passado;
* Permite alívio às tensões, sendo também uma distração.

COMO ESCOLHER OS LIVROS

Para crianças menores que não lêem ou lêem muito pouco

* Livros de tamanhos maiores que o normal.

* Textos pequenos e gravuras grandes. 

Para crianças que começam a ler

* Ainda predominam as ilustrações com textos pequenos, letras grandes e redondas.



LIVROS ADEQUADOS À IDADE DA CRIANÇA

De acordo com a evolução psicológica da criança, são consideradas três fases:

1ª fase: 3 a 6 anos (fase do mito)
Predomina a fantasia, não existe para a criança a diferença entre realidade e a fantasia.
Os contos de fada, animais que falam,lendas, fábulas e mitos são os preferidos.
2ª fase: 7 a 11 anos
As crianças têm maior necessidade de ação. Os contos preferidos são sobre aventuras, histórias fantásticas, relatos mitológicos, histórias de heróis.
3ª fase: 11 a 12 anos até a adolescência. Interesse pelas aventuras e romances.

Um comentário:

Daniela disse...

Olá, adorei o seu blog, sou professora e muito, muito apaixonada por livros. Parabéns!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...